sábado, 16 de julho de 2011

CVP de Aveiras de Cima - CODU no seu Melhor


Os Socorristas da CVP de Aveiras de Cima estão indignados e descontentes com a péssima Coordenação do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes - INEM) na gestão de meios de Socorro em Conjunto com o CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) na prestação de Socorro a vítimas de Acidentes de Viação, repetindo-se constantemente estes cenários (VERGONHOSOS). Várias vezes ocorrem acidentes, súbitas, quedas entre outras a escassos quilómetros da nossa Delegação e vemos os meios mais distantes serem accionados, e nós a sermos accionados para zonas de actuação desses meios que não estão disponíveis porque foram accionados para prestar Protecção e Socorro a vários quilómetros deixando as suas áreas de intervenção desprotegidas.

SIEM (Sistema Integrado de Emergência Medica) 

O SIEM trata-se de um conjunto de entidades que cooperam com um objectivo: prestar assistência às vítimas de acidente ou doença súbita. Essas entidades são a PSP, a GNR, o INEM, os Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Hospitais e Centros de Saúde.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do SIEM. O sistema começa quando alguém liga 112 - o Número Europeu de Emergência. O atendimento das chamadas cabe à PSP, nas centrais de emergência. Sempre que o motivo da chamada tenha a ver com a saúde, a mesma é encaminhada para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Sempre que o CODU acciona um meio de emergência procura que o mesmo seja o que está mais perto do local da ocorrência, independentemente da entidade a que pertence (INEM, Bombeiros ou CVP).

O SIEM é de um conjunto de entidades que cooperam com um objectivo: prestar assistência às vítimas de acidente ou doença súbita. Essas entidades são a PSP, a GNR, o INEM, os Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Hospitais e Centros de Saúde.

Acidente Rodoviário A1 Km 38 ontem dia 15 de Julho de 2011 meios envolvidos Bombeiros Alcoentre e Azambuja.

Fita de Tempos:
Precurso efetuado pelos B.V. Alcoentre para a A1
Precurso efetuado pelos B.V. de Azambuja para a A1
Precurso efetuado pela CVP de Aveiras de Cima caso fosse acionada para a A1

Doença Súbita ontem dia 15 de Julho de 2011 meios envolvidos CVP Aveiras de Cima.

Fita de Tempos:
Precurso efetuado pela CVP de Aveiras de Cima para a doença subita em Alcoentre


Fonte: CVPAveirasdeCima.blogspot.pt

8 comentários:

Anónimo disse...

ESTÁ ENTREGUE AOS CHULOS DO SOUSA PAULOS SANTOS E CORONEIS QUE SÓ DEFENDEM OS SEUS PANELOES NÃO É TACHOS...PORQUE VERGONHAS DESTAS QUE Á MUITO DEVIAM DE ESTAR RESOLVIDAS NINGUEM QUER SABER...
isto é uma pouca vergonha...

Anónimo disse...

esto e uma vergonha .
quando e que o inem vai ter juizo e por os meios mais procimos a trabalhar na sua aria?
sou socorrista de uma delegaçao,e aqui e a mesma coisa . onde esta a reduçao de custo ?
e a vergonha do nosso pais .

Anónimo disse...

e a nivel nacional,e ninguem quer saber.seja da parte do Codu,com dos nosso responseiveis

Voluntario da cvp disse...

Srº Sousa nao acha que devia sair do seu gabinete.nao se queixar do seu ordenado ou do trabalho que dá mas sim do prestigio da cvp Portuguesa.
E o pessoal da gpc tão de ferias??
abram os olhos e mostrem isto as pessoas de topo da cvp.incluindo o tenente coronel.fazlhe bem ver as verdades que andam por ai.

Anónimo disse...

estive agora no blog da cvp de aveiras.e vi que a guerra entre cb´s vizinhos esta outras vez ao rubro.acusa-os de tudo ate de fazerem gozaçoes isto nao é de crianças e do maior mau gosto acusarem e outras coisas a pessoas que penso nao conhecem?
a cvp faz muita porcaria mas quem faz comentarios anonimos assim!!!

Anónimo disse...

Pronto! lá estão a misturar outra vez o SIEM com o SIOPS
Será que não tem nenhum licenciado em proteção civil que vos dê umas luzinhas de direito em proteção civil?
Já que leram o Dec.Lei que regula o transporte de doentes, deveriam ter lido também o nº 2 do art.º 46 da Lei de Bases de Proteção Civil, desta forma teriam percebido que uma vez que a CVP não é agente de proteção civil aos olhos da Lei, mas sim entidade com especial dever de cooperação articulada, é uma unidade de reserva e nunca a 1ª linha, ou seja a CVP é uma reserva de grave acidente ou catástrofe, não é para andar a passear diariamente os tinonins. Isso seria uma deturpação dos seus princípios, e dos seus fins estatutários. Por acaso de todos quantos aqui se expressaram sobre este assunto,quantos de vós conhecem os estatutos da CVP? e as suas convenções? e o seu enquadramento legal em Portugal?
Bem me parecia! muita parra e pouca uva.

João Saraiva
Ex.Voluntário CVP

Anónimo disse...

Sr. João Saraiva.
Tem toda a razão no que disse, porém, a partir do momento em que se tenta reduzir custos, em que o principal objectivo é a diminuição do sofrimento (tb faz parte das convenções) e a partir do momento em que há um protocolo assinado com o INEM, os meios da CVP, tem de ser acionados com os mesmos criterios dos Bombeiros.Se o mais perto é CVP,mesmo não sendo entidade directa da PC,e havendo um protocolo assinado, pq enviar meios mais distantes,se depois corremos o risco de ter de enviar meios da CVP para esses locais distantes?

Aqui,o problema só é um.O facto de se atrasar o socorro a quem precisa.

PR disse...

Está tudo explicado Srº João Saraiva... EX-CVP... hum deixa me certas duvidas no ar.

1º o socorro ou o protocolo... quando cair uma chamada na minha delegação, vou ver 1º o protocolo e depois se ficar esclarecido, talvez socorrer.

Vergonhoso que fala assim... mas pronto.

Cumprimentos a todos os socorristas.