terça-feira, 14 de junho de 2011

Delegação de Castelo Branco numa Intervenção Social

Dª Maria (nome fictício) de 52 anos, viúva, a viver só, pediu apoio no Serviço Social da Cruz Vermelha Portuguesa em Castelo Branco.

Extremamente debilitada, esta mulher procurou protecção na Cruz Vermelha, pedindo um fogão para poder fazer uma sopa, “único alimento, como dizia, que aguentaria no estômago”.
A voluntária social Anabela disponibilizou-se para doar o fogão. Feita a visita domiciliária com o objectivo de se avaliar as reais necessidades, e em particular procedeu-se à entrega do fogão onde nos deparámos com uma situação grave de insalubridade, tendo-se concluído desde logo que estava em perigo e em grave risco a sua saúde e a das pessoas que vivem próximas. 

A Equipa da Cruz Vermelha não teve pois, qualquer dúvida de que se imporia agir de imediato, estando perante um problema de emergência social, tendo em vista assegurar a saúde pública, a segurança das pessoas e bens.

Em articulação com a Presidente da Delegação, esta logo se prontificou a tomar todas as diligências e promover todos os actos e contactos para a solução da referida situação social grave.

De imediato, organizaram-se equipas de voluntários para proceder à limpeza da habitação, tendo contribuído para estas tarefas difíceis de remoção de grande quantidade de lixo, a Junta de Freguesia de Castelo Branco, que contactou desde logo uma empresa de desinfestação.
Contudo, foi necessário alojar a senhora noutra casa até que a habitação reúna as condições de habitabilidade.

Estão ainda, a ser concretizadas todas as medidas possíveis e ao nosso alcance para acompanhar e apoiar a já identificada senhora. 

Foto Propriedade CVP Castelo Branco
Foto Propriedade CVP Castelo Branco

Fonte: cvp-castelobranco.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bem,parabens pela intervenção.