sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projecto de Desfibrilhação Automática Externa do INEM venceu Prémio de Boas Práticas em Saúde


 


O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi ontem galardoado com o 1.º Prémio Nacional de Boas Práticas em Saúde, atribuído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e pela Direcção-Geral da Saúde. O Prémio de Boas Práticas em Saúde visa reconhecer boas práticas na gestão clínica ou na gestão de Unidades de Saúde, com impacto na saúde e melhoria do bem-estar das populações.

 
Os números da Desfibrilhação Automática Externa em Portugal revelam o crescimento que esta área tem registado:
 
1. Além de todas as viaturas do INEM estarem equipadas com Desfibrilhador, em 2011 verificou-se um acréscimo de DAE em 131 ambulâncias do Bombeiros Voluntários. Até ao final do corrente ano mais 200 ambulâncias estarão igualmente equipadas e a sua tripulação formada, representando, no total, um acréscimo de ambulâncias com DAE ao serviço da população em todo o país, superior a 300%;
 
2. A isto acrescente-se os números do programa DAE em Espaços Públicos:
 
 
 
Para o Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, a atribuição deste Prémio “é um importante reconhecimento público nacional do mérito do trabalho que andamos a realizar no dia-a-dia, em prol da qualidade dos cuidados de emergência médica ao cidadão”. Ainda segundo este responsável “o acesso à Desfibrilhação é hoje uma realidade cada vez mais implementada em Portugal, com uma rede crescente de ambulâncias de emergência (INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa) dotadas dessa capacidade e um número cada vez maior de espaços públicos com aparelhos DAE”. 
 
A atribuição do Prémio de Boas Práticas em Saúde decorreu ontem, após a realização do Encontro de Boas Práticas em Saúde, realizado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. A escolha dos projectos a premiar está a cargo de um júri nacional, composto por vários especialistas.
 
 
Fonte: inemblog.blogspot.com 

3 comentários:

Anónimo disse...

DAe do Inem na CVP...na..me parece..só se sobrarem depois todos terem..

Anónimo disse...

ja agora como esta isso do inem meter ambulancias nas delegações da cvp???
tretas nao é srºtenente coronel

Anónimo disse...

Só Vergonhas esse Srº chamado Tenente Coronel só se for em casa dele. Porque na Casa de Todos Nós CVP é mentira, trabalhar faz calor lutar pela CVP.
Faro já têm PEM (PARABENS) de certeza que não ajudou para isso esse srº.
As outras Delegações podiem passar a Bombeiros, pelo menos tinhamos mais reconhecimento a Nivel Nacional.