terça-feira, 29 de março de 2011

Líbia: CICV visita 50 detidos em Benghazi

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) começou a visitar soldados líbios e outras pessoas em poder da oposição armada líbia em Benghazi no dia 24 de março. Seguindo procedimentos padrões do CICV, os delegados cadastraram 50 pessoas detidas em estabelecimentos militares e conversaram com elas em particular para verificar o tratamento que recebem e as condições de detenção.

"Compartilharemos nossas observações de maneira direta e confidencial com os responsáveis pela detenção dessas pessoas, que é o procedimento que seguimos em qualquer lugar", explicou um dos membros da equipe do CICV que realizou a visita Dany Merhy. Segundo o Direito Internacional Humanitário, as pessoas detidas em um conflito armado devem ser tratadas com humanidade em todas as circunstâncias. Isso inclui protegê-las contra a curiosidade pública.

Dez dias atrás, antes de o CICV ter retirado temporariamente sua equipe de Benghazi para Tobruk, ao leste do país, os delegados já haviam começado as primeiras visitas a cerca de 50 pessoas detidas no prédio do tribunal municipal. No início desta semana, o CICV obteve acesso a dois detidos feridos em poder da oposição em um hospital em Benghazi.
O CICV insiste em seus esforços para visitar todas as pessoas detidas por qualquer uma das partes em conflito.


Fonte: icrc.org

Sem comentários: