domingo, 8 de julho de 2012

Peter Maurer, novo presidente do CICV, inicia funções

Peter Maurer, o novo presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), assumiu funções a 1 de Julho de 2012 para um mandato de 4 anos renovável. Ele substitui Jakob Kellenberger que foi o presidente do CICV desde Janeiro de 2000 a Junho de 2012.

O novo presidente foi nomeado para a sua nova posição em Outubro 2011 pela Assembleia do CICV, o órgão governativo da organização.

O presidente do CICV tem como principal responsabilidade as relações externas da organização e, em estreita cooperação com o Director Geral do CICV, trata da sua diplomacia humanitária. No âmbito interno, assegura a coesão, o bom funcionamento e o desenvolvimento da organização.
Peter Maurer nasceu em Thoune, Suíça, em 1956. Estudou História e Direito Internacional em Berna onde obteve o título de doutor. Em 1987, ingressou no serviço diplomático suíço, ocupando diversos cargos, em Berna e Pretória, antes de ser transferido para Nova Iorque, em 1996, como observador adjunto permanente na missão suíça junto das Nações Unidas. Em 2000, foi designado embaixador e chefe da Divisão de Segurança Humana na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça em Berna.

Em 2004, o Peter Maurer foi designado embaixador e representante permanente da Suíça nas Nações Unidas em Nova Iorque. Neste cargo, empenhou-se na integração da Suíça, que só recentemente passou a fazer parte das Nações Unidas, nas redes multilaterais. Em Junho de 2009, a Assembleia Geral elegeu-o como presidente do Quinto Comité, com a responsabilidade sobre os assuntos administrativos e orçamentais. Foi eleito ainda presidente da Comissão de Construção da Paz da ONU para a Configuração do Burundi. Em Janeiro de 2010, foi designado Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Suíça.

Perter Maurer é casado e tem dois filhos.


Fonte: cruzvermelha.pt

Sem comentários: