domingo, 17 de abril de 2011

Acidente com autocarro provoca 1 morto e 32 feridos em Coimbra

As causas do acidente ocorrido este sábado (16) em Coimbra “estão ainda por apurar” e o motorista foi o único ocupante que não sofreu qualquer ferimento, informou o comandante distrital de Coimbra da Proteção Civil, António Martins.

O despiste do autocarro, a que se seguiu o capotamento, ocorreu pelas 11H40 na saída da autoestrada do Norte (A1) para Coimbra Sul, na zona de Ribeira de Frades. Segundo António Martins, o acidente provocou um morto e 32 feridos, 12 dos quais em estado grave.

Todos os passageiros – vítima mortal e os feridos – eram hemofílicos e deslocavam-se para as termas do Luso para participar num encontro promovido pela Associação Portuguesa de Hemofilia. Dos 13 feridos graves, dois estão “em estado muito grave”, de acordo com a médica Sofia Madeira, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

“A nossa maior dificuldade foi estarmos perante feridos que padecem de hemofilia e por isso com o risco hemorrágico muito elevado”, explicou a médica, que falava aos jornalistas no local do acidente. O autocarro deveria ter recebido mais alguns passageiros em Coimbra, igualmente hemofílicos, para participarem no encontro no Luso.

Segundo a página da Internet da Proteção Civil, foram mobilizados para o local, em Taveiro, 158 bombeiros e outros elementos de forças de socorro, 55 veículos e dois helicópteros.

O INEM informou que entre os feridos há seis crianças, uma das quais em estado muito grave.


Fonte: asbeiras.pt


Agora a Vergonha é o Diário da CVP saber que estiveram igualmente no T.O. 2 ambulâncias da Delegação da CVP de Pereira, e isso nunca foi mencionado pela comunicação social nem pelo site da Proteção Civil...
Embora hajam fotos, como a seguinte, que o provam...


Agora perguntamos o porquê desta situação que se verifica em muitas outras ocorrências, que sempre se fala dos meios do INEM, dos Bombeiros, da Proteção Civil e dos meios da CVP nada se refere nunca.
Qual será o complexo que a Comunicação Social e até mesmo da própria ANPC (Autoridade Nacional da Proteção Civil) em nunca referir igualmente meios da CV em T.O.'s que socorre?!
Deixamos aqui esta dúvida...

6 comentários:

Anónimo disse...

Se as delegações da CVP derem conhecimento aos CDOS que vão para essas ocorrencias talvez a ANPC diga no site e nas entrevistas que que a CVP estão presentes nos TO. Porque os CDOS não servem só para os meios dos Bombeiros. Começem a dar saidas aos CDOS que já se tornam visiveis

Anónimo disse...

A CVP da minha zona tem um acordo com o cdos de santarem no qual a CVP dá saida ao CDOS e o mesmo acciona a CVP quando necessário

Anónimo disse...

existem acordos locais pelos vistos
mas fica aqui um questão ou varias que deviam ser discutidos e posto em pratica.
os Cordenadores de Plataforma não fazem o trabalhinho de "casa".
um comunicado para as comunicação social seria um ideia..
E que feito do elo ligação na Anpc?
uma figura fantasma?

Anónimo disse...

Os grandes da CVP é que deviam em reunião com a ANPC chegar a acordo de a CVP dar saidas a CVP e vice versa. Já evitava muitas coisas como por exemplo haver muitas situações onde a CVP não é accionada por não haver esses acordos. ATÉ um exemplo muito simples é quando os Bombeiros saem para incendio não vai uma ambulancia da CVP em vez de ir uma dos Bombeiros

Anónimo disse...

Quantas vezes já vos chamaram de bombeiros?? Quantas vezes vi colegas, às vezes eu próprio, sem saber o sou... ás vezes socorrista, ás vezes voluntário, ás vezes motorista... eu sei lá!! parece-me que temos um grave problema de identidade!!!

Em relação a esta situação em particular... provavelmente a culpa será mais nossa do que da ANPC porque somos uma instituição MUITO fechada... teremos vergonha de nós próprios? Duvidamos das nossas reais capacidades? Duvidamos das chefias? Talvez...

Anónimo disse...

Pois tem de se tornar mais abertos. E é obvio que não tem de ter vergonha de nada.