sábado, 24 de setembro de 2011

Nova Sondagem Diário da CVP - Concorda com o Desencarceramento na CVP?

Viatura de Salvamento Ligeiro da Delegação de Vilar
Viatura de Salvamento Ligeiro da Delegação de Aveiras de Cima
Viatura de Salvamento Ligeiro da Delegação de Amares








O Diário da CVP tem conhecimento destes 3 veículos de Desencarceramento a nivel nacional. Se algum dos nossos visitantes souber de mais algum veículo operacional a nível de desencarceramento e salvamento ligeiro envie-nos essa informação para o nosso e-mail: diariodacvp@hotmail.com.

Deste modo queremos deixar uma Sondagem aberta para todos os que nos visitam:

Concorda que a Cruz Vermelha Portuguesa tenha Desencarceramento?

Vote na coluna do lado direito do nosso blog.

Daremos por encerrada esta Sondagem no dia 8 de outubro, aí faremos um resumo sobre as respostas desta Sondagem.


Dê a sua opinião...


19 comentários:

Anónimo disse...

A designação da VSL de Aveiras de Cima é 3/1-VSL será que o de Vila do Conde é Igual ou o GPC se enganhou.

Cumprimentos a TODOS OS VOLUNTÀRIOS

Anónimo disse...

Se temos a formação necessária.....se somos "homens"...porque não!!!!!!????

K

Anónimo disse...

claro que sim,nada diz que é exclusivo dos Bombeiros".ERa para ontem,formação precisa se.

Anónimo disse...

Caro colega das 07:52. A VSL de Vila do Conde quando "nasceu" recebeu a designação de VSL 001. No entatnto com as recentes reestruturações implementadas pela Coordenação Nacional passou a ser designada por VSL 004. Espero ter esclarecido a dúvida.

Bom trabalho a todos!!

Anónimo disse...

Parabéns a todas as unidades que tem VSL acho temos de avançar para os veículos de fogo
Tambem e remunerado os serviços

Anónimo disse...

Não querendo criar nenhuma discussão, mas não me parece visualmente que as viaturas de Vilar e Amares sejam muito funcionais como VSL.

A pergunta que faço é para os colegas que actuam no TO com esses veiculos, são funcionais? Têm todo o equipamento que um VSL necessita de têr?

Assim á primeira vista parece me que Aveiras é a unica UE que têm o VSL funcional.

Mas no entanto quero deixar um bem haja para Vilar e Amares por apostarem nesta area.

Anónimo disse...

Caro Colega Anónimo do dia
25 de Setembro de 2011 13:07.

Se Vila do Conde têm a designação de VSL 004, pelo que está no post só à 3 VSL activos onde está o 4.
Será que está no GPC de reserva para quando as CVP passarem a PEM e actuarem nos Acidentes Rodoviários da sua Zona.

Anónimo disse...

Caro colega das 13:07...muito boa questão... mas não lhe sei responder!! Apenas lhe posso mesmo garantir que a VSL de Vila do Conde é a 004.

Relativamente à funcionalidade destes veículos posso dizer que o único ponto negativo da VSL de Vila o Conde é a sua estrutura. No entanto e dado as suas limitações estruturais está bastante funcional.
Quanto a equipamento posso garantir que está preparada para qualquer situação de salvamento ligeiro e desencarceramento... aliás já o provou e vem provando várias vezes...

Cumprimentos

Anónimo disse...

VSL como o nome indica é uma viatura de salvamento ligeiro, que para alem de todo o equipamento necessário ao salvamento ligeiro tem tambem a parte de desencarceramento. e o desencarceramento não é apenas aplicavel aos acidentes rodoviarios.
por exemplo a viatura de aveiras tem equipamentos para busca e salvamento, intervenção em catastrofes naturais, ambientes contaminados, resgate de vitimas em espaços confinados, incendios, etc...
quanto ao desencarceramento na cvp? concordo e sou a favor de todas as entidades que prestam socorro devem ter possibilidade de actuar em todas as vertentes.

Anónimo disse...

A CVP ESTÁ ACABAR NA ÁREA DO PRÉ HOSPITATAL. PODEMOS DAR GRAÇAS AO TENENTE CORONEL, PRESIDENTES (SÓ DE NOME)... LUTEM PELA CVP PELOS SEUS VOLUNTÁRIOS PELO SEU BOMMMMMMMMM NOME E QUALIDADES.
ACORDEM OU MAIS DIAS MEOS DIAS SÓ TEMOS APOIO SOCIAL E DEPOIS ONDE ESTÃO OS VOLUNTÁRIOS JOVENS...

Anónimo disse...

Em resposta ao "anónimo de 26 de Setembro de 2011 09:22":

Quero dizer que a VSL de Vilar tem todo o material necessario para atuar em qualquer TO que necessite, e é bastante funcional pois tem divisórios e compartimentos para separar o material o que torna o seu uso facil...E para mais quem a utiliza já sabe onde o material se encontra.

No que se refere à VSL de Amares não sei o seu funcionamento!!

Cumprimentos a todos os Camaradas e CVP para a frente

Anónimo disse...

A Viatura de Salvamento e Desencarceramento de Vila do Conde tem a designação que o GPC lhe atribuiu... Apenas tenho conhecimento das que são ilustradas pelo que a localização da outra seria de perguntar ao GPC visto serem eles a atribuir as designações...
A VSL 004 não sendo uma viatura adequada as necessidades do que se propõem tem todo o material necessário para o reconhecimento,sinalização,iluminação, controle de pequenos focos de incêndio, estabilização e abertura de espaço, da maioria das situações com que se deparam nas Equipas de Salvamento e Desencarceramento.
Acrescento que tendo as equipas desta EOE treinado em colaboração com algumas corporações de bombeiros não ficamos nada atrás dos equipamentos por eles utilizados sendo que conluimos que em colaboração podemos completar os equipamentos e intervenção.
Tendo em conta os impedimentos da viatura os elementos com formação em salvamento e desencarceramento aprendem a adaptar a actuação de acordo com as necessidades, especialmente por exemplo nas prioridades relativamente a ordem pelo que os equipamentos devem ser retirados da viatura.
Se tiverem interessados acho que a delegação de Vila do Conde terá todo o gosto de vos mostrar o material que esta viatura transporta bem como mostrar ilustrações de treinos e situações reais inclusive em viaturas pesadas de passageiros ou mercadorias (Algumas fotos em: http://cvpviladoconde.no.sapo.pt/index1.htm ).
P.S relativamente as viaturas de incendio na CVP não concordo, pois muito embora as VSL devam ter capacidade para conter pequenos focos de incêndio no que diz respeito a viaturas; o objectivo da intervenção é o socorro e salvamento e não o combate a incêndio. Essa tarefa julgo realmente estar atribuida em Diário da República única e exclusivamente na competência dos Bombeiros. O enquadramento juridico desta competência no salvamento da CVP mas não no combate a incêncio esta consagrada numa lei da altura do terramoto dos Açores que permite a CVP a aquisição de todo e qualquer meio excluindo os de combate a incêndio (atenção informação que não tenho completa certeza).

Anónimo disse...

Obrigado por me esclarecerem :)

Fico contente por constatar que são viaturas funcionais.

Mas aproveito para perguntar, São accionados pelo CDOS? CODU? E esses accionamentos são pagos?

Abraço e continuem a mostrar que a CVP ainda existe ;p

Anónimo disse...

Em Vila do Conde somos accionados para situações de acidente através do CODU (para ambulancias) cabe a ao chefe de serviço avaliar a necessidade de ou não da intervençao da VSL, sendo que esta e accionada para a maioria dos acidentes visto a viatura proporcionar um aumento da seguranca das equipas mesmo não havendo vitimas encarceradas (sinalização). Portanto não estamos dependentes do accionamento de ninguém para a VSL apenas accionamento interno após pedidos de socorro para acidentes.
Os serviços são depois facturados as companhias de seguros dos intervenientes.
Seria bom que fossemos reconhecidos e accionados através de CDOS pois são eles que accionam meios de salvamento e desencarceramento mas isto ainda funciona tudo por "capelinhas"...

Anónimo disse...

Caro colega do dia 16/09/11 as 09:22

A operacionalidade das viaturas não se ve na sua aparencia se são mais “bonitas”, a operacinalidade é muito mais que isso como deve saber claro, a de Aveiras esta adquada as necessidades do seu meio em que esta enserida, a de Vilar e de Amares de certeza que estão adquadas as suas realidades, dando resposta positiva as activações de Salvamento de Ligeiro.
Existem vituras com as mesmas funções (VSAT) com a mesma fisionomia de Amares (BV ESPINHO) e de Vilar (BV PRNAFIEL).
Cumprimento a todos...

Anónimo disse...

Quintas,sim.e perferivel enviar meios de corpos bombeiros distantes,do que o cdos adicionar uma delegação da CVP para uma ocorencia...com algumas consequencias graves para as vitimas,mas ha que defender as quintas.
E os elos de ligação da CVP com Ancp?

Anónimo disse...

Entendo por desencarceramento um conjunto de manobras que se fazem para ter acesso e fazer uma correcta extracção da vitima por isso será um meio "complementar" de socorro... e o que diz o Diário da Republica em relação a Cruz Vermelha e ao socorro???

E pena que haja tanta rivalidade entre entidades que fazem exactamente a mesma coisa... SALVAR VIDAS...

Acho que Portugal tem que acordar e olhar para os países vizinhos para aprender alguma coisa...

Vamos deixar de ser mesquinhos e ajudarmo-nos uns aos outros... A começar pelo topo das hierarquias...

Como dizia um camarada, ás vezes o exterior de um carro engana, o que importa é o interior...
Se tiver no interior os meios adequados para um bom socorro ou um bom desencarceramento, uma tripulação com formação, treino e disciplina o que interessa ser uma Mercedes Sprinter ou uma Ford Transit?

O ideal era que fossem bons carros, topos de gama, mas, cada um tem aquilo que pode e enquanto estes carros desempenharem o seu papel correctamente para que mudar?

Infelizmente as Delegações da Cruz Vermelha estão sempre em crise...

Pode ser que alguém também acorde e que se lembre que não são só algumas instituições que salvam vidas... A CRUZ VERMELHA TAMBEM SALVA...


Cumprimentos a todos os camaradas...

Anónimo disse...

boas a todos nao venho aqui por gerra entre viaturas nem entre operacionais da cvp . venho aqui dizer algumas coisas fasso parte de uma equipa de ESL ja tive em algumas situaços muito compelicadas e numca ficamos mal com o nosso meterial.onde estavam bombeiros tambem a trabalhar.
todos trabalhamos bem .agora digonunca deixem acabar as equipas de ESL elas fazem falta .agora senhores de la de sima lutem para sermos acionadospelo codu e pelo cdos isso sim e o que nos queremos e temos forsa para a luta do dia a dia . obrigado

Anónimo disse...

boas pessoal...
sim a VSL de Amares tem o material necessário para trabalhar no TO...
se é uma VSL e claro k tem o material necessário como podem ver nas fotos do nosso sit a carroçaria parece pequena mas esta mt bem dividida...

comps para todos...