quinta-feira, 14 de março de 2013

Açores: Três pessoas morreram após deslizamento de terras

Três pessoas morreram na freguesia de Faial da Terra, na ilha de S. Miguel, nos Açores, na sequência de um deslizamento de terras que soterrou total ou parcialmente três casas.

Ao princípio da madrugada houve um deslizamento de terras que afectou três casas. Uma família de quatro pessoas que vivia numa das casas conseguiu sair pelos seus próprios meios, pela janela, disse Carlos Ávila. 

 

Noutro caso, os bombeiros retiraram uma família de cinco pessoas da habitação, mas uma delas, o pai, já estava morto. A mãe e as filhas de cinco, oito e 16 anos foram resgatadas com vida e sem ferimentos, acrescentou. 

 

Na terceira casa, que ficou "totalmente soterrada", segundo o autarca e como é visível no local, viviam dois irmãos com cerca de 30 anos, cujos corpos já foram encontrados. 

 

Carlos Ávila acrescentou que a causa do deslizamento foi a "enorme quantidade de chuva" que hoje caiu durante todo o dia na ilha de S. Miguel e que se acentuou a partir das 17:00. Por outro lado, disse, "a zona é propícia a isso", por ser "muito montanhosa" e a infiltração da chuva originar estes "movimentos de vertente". 

 

Segundo o autarca, as três casas afectadas são "construções muito antigas", com cerca de cem anos, que estão "na base da vertente". 

 

O presidente do Governo dos Açores acrescentou que além dos bombeiros, foram accionados meios da Secretaria Regional com a competência das obras públicas por causa de outras derrocadas no mesmo concelho que estão a afectar estradas. 

 

O vice-presidente do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores disse à Lusa que no local estão bombeiros de todas as corporações da ilha de S. Miguel, à excepção do Nordeste, num total de "mais de 40 homens". Há ainda elementos do serviço municipal de protecção civil no terreno, afirmou. 

 

As ilhas dos Açores estão sob aviso vermelho, o mais grave, por causa da chuva forte.

 
Fonte: Diário Digital com Lusa



O Diário da CVP sabe, e foi visto nas notícias na TV que a CVP da Madeira tambem participa no socorro aos feridos e ajuda aos desalojados. A CVP TAMBÉM ANDA NO TERRENO!

Sem comentários: