quarta-feira, 8 de maio de 2013

8 de Maio – Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

O ano 2013 marca o 150.º aniversário do nascimento do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.




No dia 8 de Maio, as 187 Sociedades Nacionais e os cerca de 13 milhões de voluntários celebram juntos 150 anos de acção humanitária, bem como a sua relevância local e global, neste mundo em constante mudança.   No âmbito destas comemorações, a Cruz Vermelha Portuguesa é neste dia galardoada com a Medalha de Ouro da Cruz Vermelha Espanhola, numa cerimónia, em Málaga, presidida pela Rainha Sofia de Espanha (discurso oficial da Cruz Vermelha Portuguesa em nome de todos os galardoados).

Segundo Luís Barbosa, presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, “Nos 150 anos que decorreram desde a fundação desta organização, a natureza das guerras e outras crises evoluiu, criando novos desafios para o serviço humanitário. Hoje, e como sempre o fez, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho constrói a sua história, adaptando a sua resposta humanitária com a única ambição de servir os mais vulneráveis.”

“Face à crise económica e social que vivemos em Portugal, as carências humanitárias são muitas e atingem diversos grupos. Neste cenário, a Cruz Vermelha Portuguesa tem vindo a procurar encontrar novos caminhos de esperança e oportunidades. E compromete-se a continuar a fazê-lo sempre, agora e no futuro.”

Há 150 anos atrás, quando Henry Dunant publicou o livro “Recordação de Solferino” e sugeriu a criação de sociedades voluntárias de socorro em tempo de guerra e um tratado internacional que protegesse as vítimas desses conflitos, ficaria traçado o caminho para as futuras Convenções de Genebra e para o Direito Internacional Humanitário. Hoje, as ideias deste cidadão suíço humanista continuam a ser os pilares do Movimento, dando-lhe força, sentido e significado.
 

Sem comentários: