terça-feira, 9 de agosto de 2011

Reportagem Exclusiva Diário da CVP - Delegação do Gerês



Reportagem Exclusiva do Diário da CVP a esta Delegação. Vamos mostrar nesta pequena reportagem a história da Delegação do Gerês da Cruz Vermelha Portuguesa.

A Delegação do Gerês da Cruz Vermelha Portuguesa nasce da necessidade de apoiar a população da freguesia “Vilar da Veiga”, onde se integra a Vila do Gerês e que pertence ao concelho de Terras do Bouro, tendo em conta a distância até ao hospital mais próximo (Hospital de Braga).





Assim, a 20 de Junho de 1993, foi criada esta Delegação. Já lá vão 18 anos a socorrer as pessoas que passam por este freguesia, nomeadamente turistas, bem como toda a sua população.

Conta neste momento com 4 ambulâncias, entre elas, 1 de Tipo A2 (transporte de doentes), 2 de tipo A1 (ambulâncias de transporte de doente em maca que não é previsto cuidados durante o transporte) e 1 ambulância do tipo B (ambulância de socorro). No entanto, uma ambulância do tipo A1 (uma Toyota Hiace de 1992) devido à sua idade, encontra-se “inop” sendo que a outra ambulância do mesmo tipo está equipada com material de socorro.

Esta delegação é pequena e com poucos voluntários mas a qualidade é muito boa, e o espírito de ajuda reina em todos os socorristas.

São estes voluntários que durante a noite e fins-de-semana, asseguram o socorro sendo que durante a semana de dia o socorro é assegurado por assalariados bem como os serviços clínicos (fisioterapias).

Esta delegação é um posto de reserva INEM onde se assegura o socorro 24 horas por dia, 365/366 dias por ano.


Fotos do Quartel e Viaturas:

Fachada do Quartel
Sala de Convívio

Posto de Curativos

Central de Comunicações

Rádio Detracom


Ambulância de Transporte de Doentes

Ambulância Tipo A1

Interior da Ambulância Tipo A1

Ambulância de Transporte de Doentes

Ambulância Tipo B

Ambulância Tipo B

Interior da Ambulância Tipo B


Primeira Ambulância da Delegação

Viaturas no Quartel



Reportagem Exclusiva Diário da CVP

A Administração agradece à Delegação do Gerês.

1 comentário:

Anónimo disse...

É com muito orgulho que faço parte desta delegação. Pequena mas com muita força existente entre socorrista. A vontade de ajudar e socorrer seja quem for, em que situação for é mais forte que nos faz sentir bem e com sentimento de dever comprido. Isto é voluntariado, dar o melhor de nós sem esperar receber algo em troca. Isto é Cruz Vermelha