quarta-feira, 1 de junho de 2011

INEM Aposta Em Três Novas Motas de Emergência em Braga, Coimbra e Faro

A partir de hoje, dia 1 de Junho, as cidades de Braga, Coimbra e Faro passam a contar com mais um meio de socorro: uma Mota de emergência médica, um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino. Este meio do INEM permite a um Técnico de Ambulância de Emergência chegar rapidamente ao local onde se encontra o doente.
 
A agilidade da mota, quando comparada com a de uma ambulância no meio do trânsito citadino, é a principal vantagem relativamente aos meios de socorro tradicionais. Este meio de socorro visa contribuir para a melhoria dos cuidados de emergência médica pré-hospitalar prestados às populações de Braga, Coimbra e Faro, cidades que passam hoje a ter este meio do INEM.
 
A Mota de emergência médica é tripulada por um Técnico de Ambulância de Emergência com formação específica em condução de motociclos e está equipado com um aparelho de Desfibrilhação Automática Externa, oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar e outros materiais de Suporte Básico de Vida (SBV). Este equipamento é necessário e adequado para a estabilização da vítima até que estejam reunidas as condições ideais para o seu eventual transporte.
 
A activação da mota está preconizada para um vasto conjunto de situações de emergência médica, seja em doenças súbitas ou acidentes. Em determinados casos, a intervenção da mota poderá ser a única necessária, dispensando-se dessa forma a presença de uma ambulância no local.
 
As motas de emergência fazem parte dos meios do INEM e até agora existiam apenas nas cidades de Lisboa e Porto. Em termos de accionamentos, entre Julho de 2004 e Dezembro de 2010, as motas do INEM assistiram 16.004 vítimas.
 
 
Fonte: BPS

Sem comentários: