Um bebé nasceu, na tarde desta terça-feira, numa ambulância da Delegação de Vilela da Cruz Vermelha Portuguesa.
O parto foi efectuado por dois socorristas, que nunca antes tinham passado por experiência semelhante. Ana Gomes, de 35 anos, e Luís Rocha, de 24 anos, saíram do quartel poucos minutos depois das 16h10 e, em menos de cinco minutos, percorreram os cerca de dois quilómetros que separam o quartel da casa da parturiente, na rua do Seixo, em Arreigada, Paços de Ferreira.
Quando os socorristas chegaram ao local encontraram uma mulher de 24 anos já com contracções e que, de imediato, foi encaminhada para a ambulância. “Quando os socorristas se preparavam para arrancar, a mulher, que já tinha tido dois filhos, entrou em trabalho de parto”, contou fonte da Cruz Vermelha.
“O parto foi instantâneo”, revelou a socorrista Ana Gomes que, juntamente com o colega, cortou o cordão umbilical e realizou todas as operações adequadas à situação. “Quando O INEM chegou o trabalho já estava todo feito”, diz.
A menina nasceu sem problemas aparentes e foi encaminhada para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Apesar de este ter sido o primeiro parto de Ana Gomes, socorrista há 17 anos, e de Luís Rocha, na Cruz Vermelha há seis anos, não foi a primeira vez que os socorristas da Delegação de Vilela ajudaram um bebé a nascer. “Em 25 anos de história este foi o quarto parto. O último aconteceu há ano e meio”, afirmou.
Fonte: verdadeiroolhar.pt