quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Falhas no INEM prejudicam imagem da CVP

Testemunho de um individuo sobre situação no passado sábado (26/10/2013) em Aveiras de Cima.

Deixo à vossa disposição o relato, e comentem!

(Mensagem no Facebook de Francisco De Sousa Rodrigues)

Mais uma vez venho mostrar o meu descontentamento e a incompetência de certos serviços que nunca deveriam ter falhas. INEM serviço de triagem a vitimas, no passado sábado dia 26/10/2013 ao me deslocar ao intermarché de Aveiras De Cima, fui alertado por um transeundo que se encontrava uma pessoa desmaiada à entrada do intermarché e sem socorro junto dela, apenas populares que devido à falha dos serviços do INEM e sem ajudarem apenas criticavam a instituição Cruz Vermelha Portuguesa e a sua delegação de Aveiras. Mas a falha depois de fazer certas averiguações vim a detectar que mais uma vez o INEM falha e deixa uma pessoa muito tempo à espera de socorro. Após a comunicação de uma vitima de sexo feminino, com uma súbita, foram accionados os meios de socorro dos Bombeiros voluntários de Azambuja, que fica a cerca de 10 km de Aveiras. Quando a delegação de Aveiras se encontra a 1,5 km do referido supermercado, porque acontece uma situação destas muitas vezes, porque quando se recebe uma chamada de urgência, porque os serviços do INEM aproveitarem para perguntar à pessoa que está a dar o alerta, qual a instituição mais próxima, porque de certeza que essa pessoa sabe! Porquê accionar os meios de mais longe? Será que a vida humana não tem valor para estes senhores?Será que hoje em dia tudo se trata só de números e estatísticas, aconselho os serviços do INEM a formarem melhor os senhores que mandam avançar os meios, para que nunca se possa acusar uma instituição como a da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima que ficou em cheque devido à incompetência dos serviços do INEM,a Cruz Vermelha e que ficou em cheque mais uma vez por causa dos vossos serviços.
Vamos deixar de merdas e burocracias e dar valor à vida humana.


Diário da CVP

sábado, 26 de outubro de 2013

CVP da Figueira da Foz

Desde a primeira hora desta tragédia que a Delegação da Figueira da Foz, accionada inicialmente pelo CODU e depois pelo SMPC e Autoridade Marítima tem colaborado nas operações de resgate e busca das vítimas do naufrágio.


Pouco passava das 12h, quando foi encontrado no mar o corpo de um dos três pescadores que se encontrava desaparecido do naufrágio de sexta-feira à tarde, à saída da barra da Figueira da Foz.
O meio aéreo que, entretanto, tinha sido accionado trouxe o corpo até ao areal da praia da Figueira onde foi recolhido. No local, familiares da vítima identificaram o pescador, num momento de grande dor e consternação.
Entretanto, mantêm-se as buscas por terra e mar para tentar encontrar os outros dois pescadores ainda desaparecidos.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sondagem Diário da CVP - Sabe o balanço das contas da sua Delegação?



Vamos colocar a questão aos nossos visitantes, para sabermos se existe clareza nas nossas Delegações sobre o estado monetário das mesmas.
Com o surgimento de notícias como as de Matosinhos, queremos saber em que pé estamos.

Estará esta Sondagem no ar até ao próximo dia 30 de Outubro.

Poderá responder na coluna do lado direito do site, e pode escolher mais do que uma resposta.

Participe!!


Diário da CVP

Sismo de 4.5 Sentido no Algarve

Um sismo de magnitude 4.5 foi sentido hoje pelas 14h57 em diversos locais da costa Sul do Algarve, nomeadamente em Lagos, Albufeira e Faro, confirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.



O epicentro deste abalo localizou-se a cerca de 190 quilómetros a Sul-Sudoeste do Cabo S. Vicente.

Até agora não há registo de danos pessoais ou materiais, mas habitantes da região aperceberam-se do sismo e começam a surgir descrições na internet o abalo. "Estava sentado na minha sala e de repente senti um solavanco e vi o candeeiro de pé e a parede a tremer", descreve um habitante de Lagos.


Fonte: SOL

sábado, 19 de outubro de 2013

CVP Madeira - Socorro em acidente de viação no Pico da Cruz


Um violento acidente ocorrido esta manhã no Pico da Cruz, no Funchal, deixou feridos um homem e duas senhoras. O sinistro deu-se na sequência de um despiste, com a viatura a sair de estrada e a embater num muro.
Tanto quanto o JM conseguiu apurar no local, as três vítimas deste sinistro haviam acabado de sair de casa, tendo o acidente ocorrido, por motivos ainda não esclarecidos, uns metros mais à frente.
O homem e uma das mulheres foram prontamente removidos da viatura, mas a outra mulher permaneceu ainda durante algum tempo no interior da mesma, tendo os Bombeiros Municipais do Funchal tido de utilizar material de desencarceramento.
Para além dos BMF, compareceram igualmente no local a Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), meios da Cruz Vermelha Portuguesa e ainda a Polícia de Segurança Pública.




Fonte: Jornal da Madeira

CVP de Amares - Socorro em acidente de viação em Goães

A Delegação de Amares da Cruz Vermelha foi activada para um despiste de um automóvel, na freguesia de Goães (Amares). De imediato foi enviada para o local uma ambulância e uma Viatura Salvamento Ligeiro/Desencarceramento. 

Deste acidente, resultou um ferido (condutor). Após a prestação do socorro e estabilização da vítima, procedeu-se ao transporte da mesma para o Hospital de Braga. 

No local, a Cruz Vermelha contou com a colaboração de uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Amares e uma patrulha da GNR. 





Fonte: Facebook

domingo, 6 de outubro de 2013

Ex-forcado agride socorrista

Antigo cabo dos Forcados de Santarém agrediu socorrista da Cruz Vermelha.

A Corrida de Gala à Antiga Portuguesa que se realizou anteontem à noite, no Campo Pequeno, em Lisboa, terminou com a detenção do antigo atleta olímpico de hipismo e ex-cabo dos Forcados Amadores de Santarém, Carlos Grave, que agrediu um socorrista da Cruz Vermelha Portuguesa. 


Tudo aconteceu após a 5ª pega levada a cabo pelo grupo de Forcados de Santarém.  Carlos Grave, que assistia à tourada, saltou para o burladero da trincheira (zona junto à arena, chamada também de esconderijo) para tirar satisfações com um dos socorristas. Acabou por agredir o jovem de 19 anos, tendo sido detido de imediato pela PSP. Já o socorrista, Pedro Lopes, foi transportado para o Hospital de Santa Maria com a cana do nariz partida. 

A confusão gerou-se quando um dos forcados foi atingido pelo touro, tendo ficado quase inanimado na arena. Os socorristas da Cruz Vermelha entraram de imediato no recinto com a maca para transportar o ferido. No entanto, e apesar das tentativas do bandarilheiro para distrair o touro, o animal voltou a investir contra o grupo de forcados, onde estavam também os socorristas. Perante o perigo, os técnicos da Cruz Vermelha abandonaram a arena, regressando à zona do burladero. Também o forcado, que tinha um colar cervical posto, conseguiu levantar-se a tempo e escapou ao animal.Carlos Grave, de 55 anos, não gostou da atuação dos socorristas e saltou para a zona entre barreiras para tirar satisfações, dando origem a uma troca de palavras e à consequente agressão.

Ao CM, Carlos Grave admitiu ter perdido a cabeça, mas deixou uma crítica aos socorristas: "Reconheço que não devia ter feito aquilo, mas a atitude dos socorristas foi inqualificável. Eles abandonaram o forcado deixando-o à mercê do touro."


Fonte: cmjornal.xl.pt