quinta-feira, 24 de maio de 2012

Chamadas falsas para o INEM: falta de civismo prejudica assistência a quem precisa

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM receberam no ano passado mais de 21 mil chamadas falsas. Estas chamadas terão originado a saída desnecessária de 7.634 ambulâncias. 

Diariamente, dezenas de ambulâncias de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa são enviadas para situações de emergência médica que… não existem. Tudo por causa das chamadas falsas para o número europeu de emergência - 112, uma situação que provoca dificuldades para as várias entidades que prestam cuidados de emergência médica pré-hospitalar às vítimas de acidente ou doença súbita e que asseguram o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Todas as chamadas feitas para o 112 que envolvam feridos ou doentes são transferidas pelas centrais da Polícia de Segurança Pública (PSP) para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Nestes centros, apesar da triagem feita pela polícia, acabam ainda assim por ser recebidos alguns alertas falsos.
Assim, em 2011 os CODU do INEM receberam 21.810 chamadas falsas, a que corresponderam 7.634 saídas de ambulâncias, segundo estimativa do Instituto agora divulgada. Isto significa que todos os dias, a nível nacional, o INEM recebe 59 chamadas falsas.
Logo, todos os dias, são também ativadas 21 ambulâncias para situações falsas. Números preocupantes e que falam por si.

Cabe a todos – instituições, cidadãos, comunicação social - assegurar e passar a mensagem que o 112 é um número que só deve ser utilizado em situações verdadeiras. É que, cada brincadeira para este número pode provocar dificuldades no socorro a quem dele verdadeiramente necessitar.
Para cada situação de emergência médica, os CODU do INEM procuram acionar os meios que estejam mais perto do local da ocorrência. Ora, encontrando-se essa viatura ocupada numa situação falsa, o socorro será prestado por uma outra ambulância, possivelmente mais longe do local onde se encontra a vítima e que, naturalmente, demorará mais tempo a chegar onde é precisa.

As chamadas falsas para o 112 são um gesto irrefletido e que poderá causar graves prejuízos na assistência a quem realmente necessita. O INEM tem apostado na sensibilização para este problema, fazendo agora um novo alerta para que o 112 seja utilizado apenas em caso de emergência.
 
Vale a pena conhecer o exemplo que hoje divulgamos, disponível para descarregar e ouvir aqui. Trata-se de uma encenação de um parto, na qual a chamada de socorro estaria a ser feita pela filha mais velha de uma parturiente em grande sofrimento.
A brincadeira, confessada na última chamada por uma das contactantes, ocorreu na região da Grande Lisboa. Para além de ter mantido ocupada uma Operadora do INEM durante largos minutos, resultou no acionamento de uma ambulância e de uma mota de emergência.
Estes recursos poderiam estar a ser necessários para uma verdadeira emergência, prejudicando assim quem realmente necessita. O INEM vai apresentar queixa desta situação às autoridades competentes.


Fonte: inem.pt

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Voluntário Óscar Miranda, vencedor do desafio "Revela a tua Cruz Vermelha"


A fotografia de Óscar Miranda, voluntário da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Neiva, foi a grande vencedora do desafio "Revela a tua Cruz Vermelha" lançado no âmbito das comemorações do 8 de Maio - Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho sobre o tema "Juventude em Acção".

A imagem apresenta o seguinte descritivo: "Integrado na iniciativa “Maio, mês do coração”, a Delegação de Neiva realizou no dia 29 de Maio de 2011 um rastreio à população. Com o apoio de uma vasta equipa de socorristas (alguns deles enfermeiros/as), todos voluntários, foi montada uma tenda junto à capela de Santa Ana/ Centro Paroquial em Neiva – Viana do Castelo. Foram realizadas medições do ritmo cardíaco, tensão arterial, glicémia capilar, peso, altura, índice de massa corporal e colesterol. O número de pessoas que compareceu foi enorme. Na foto, podemos ver a tenda montada ao fundo, com a fila à entrada. Para além das medições foram dados diversos conselhos a seguir para uma vida mais saudável."

Neste desafio participaram dezenas de Delegações Locais da Cruz Vermelha Portuguesa que, ao longo de um mês, quiseram exibir on line as acções, as experiências e as ideias dos seus voluntários, com o objectivo de mostrar a toda a gente como e porquê a nossa extraordinária comunidade de voluntários faz o que faz.

As fotografias dos participantes foram publicadas no facebook da Juventude Cruz Vermelha http://www.facebook.com/#!/juvcruzvermelha.sede para votação on line e como forma de homenagem à acção da Juventude Cruz Vermelha!


Fonte: cruzvermelha.pt

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CVP Vila Viçosa - Banco Alimentar Contra a Fome

Olá a todos: A próxima recolha de alimentos será já nos próximos dias 26 e 27 de Maio.

Aos interessados em ajudar-nos na recolha de alimentos em Vila Viçosa, basta enviar um email com o nome e disponibilidade para: juventude.cvp.vv@gmail.com Obrigado pela colaboração 

http://www.bancoalimentar.pt/ 


Fonte: juventudecvpvv.blogspot.pt

CVP Vila Viçosa - “Alandroal ConVida à Saúde” 2012

No passado dia 21 de Abril a CVP e a JCVP de Vila Viçosa, colaborou na Feira de Saúde do Alandroal.
Foto Propriedade CVP Vila Viçosa

Durante o dia realizámos vários rastreios a toda a população, destacando-se: 
- 153 rastreios de Tensão Arterial;
- 142 rastreios de Diabetes;
- 88 rastreios de Colesterol;
- 64 rastreios de Obesidade;
- 53 consultas de aconselhamento de Psicologia;
- 39 rastreios Auditivos (GAES);
- 32 rastreio Fisico-energético (Medicina Chinesa).

Obrigado a todos os voluntários e participantes desta iniciativa. 


Fonte: juventudecvpvv.blogspot.pt

Choque de comboios provocou 33 feridos

Um comboio estava parado na estação de Caxias, quando, pelas 14h05, um outro comboio, que circulava no mesmo sentido Lisboa-Cascais, chocou com a sua retaguarda, provocando 33 feridos ligeiros.
 
Os feridos foram transportados para os hospitais de S. José (sete), Santa Maria (sete), São Francisco de Xavier (12) e Cascais (sete, destes apenas dois inspiraram mais cuidados, segundo fonte oficial do INEM.

Segundo a porta-voz da CP, Ana Portela, ainda se desconhece qual a causa do acidente e não se consegue prever quando será reaberta a circulação.

Um responsável da Proteção Civil disse ao Expresso que houve um atropelamento na estação de Paço de Arcos, posterior à de Caxias, do qual resultou um morto, no sentido Cascais Lisboa. A mesma fonte diz, no entanto, que não pode relacionar os dois acidentes.

Fonte dos Bombeiros de Paço de Arcos afirmou ao Expresso que as linhas de comboio se encontravam cortadas devido ao atropelamento.

Entretanto, no local, além de veículos dos bombeiros de Paço de Arcos, no local estiveram 17 ambulâncias, duas viaturas médicas de emergência, uma destinada a catástrofes e uma equipa de psicólogos do INEM.

Um passageiro abordado pelo Expresso, do comboio que chocou, conta que quando se deu o embate algumas pessoas bateram com a cabeça e outras partes do corpo, queixando-se de dores. Ao pé de si, só um passageiro tinha sangue no nariz. 

Outro passageiro, que se encontrava no comboio parado na estação, diz que, na sua carruagem, sentiram um grande embate e todos (ninguém se tinha magoado) sairam a correr para ver o que sucedera.