quarta-feira, 25 de abril de 2012

CVP Aveiras de Cima - Simulacro Escola C+S Aveiras de Cima

No dia 13 -04 - 2012 a Delegação da C.V.P. de Aveiras de Cima participou numa simulação sobre sismo.
Foi efectuado uma apresentação em powerpoint para todos os alunos, seguido pelo exerciçio com as varias equipas da Delegação.
Foto Propriedade CVP Aveiras de Cima
Foto Propriedade CVP Aveiras de Cima
Foto Propriedade CVP Aveiras de Cima
Foto Propriedade CVP Aveiras de Cima
Foto Propriedade CVP Aveiras de Cima
Foto Propriedade CVP Aveiras de Cima

 Equipas essas de Socorrismo , Resgate , Cinotecnica com 1 binomio , num total de 11 elementos e 4 viaturas.


Fonte: cvpaveirasdecima.blogspot.pt

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Kaizen Lean atribui prémios ao INEM, Câmara do Porto, Sonae e Grupo Amorim

O INEM, a Câmara do Porto, a Sonae MC e Amorim & Irmãos foram galardoados com o Prémio Kaizen Lean. As distinções são entregues hoje, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi distinguido na categoria "Excelência no Sector da Saúde" com o projeto "Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) Nacional", iniciativa que veio permitir diminuir o tempo de resposta na receção de chamadas de emergência. A RARO, unidade industrial do Grupo Amorim & Irmãos, venceu uma das categorias deste prémio por "melhorar a produtividade e sustentabilidade na produção de rolhas", a Sonae MC "com a iniciativa de melhoria contínua no retalho alimentar" e a Câmara do Porto foi distinguida com "a Ação do Circuito da Boavista".

Recordamos que o projeto " CODU Nacional" do INEM visou a reorganização da estrutura de suporte para o atendimento de chamadas 112 - Sistema Integrado de Gestão Única de Chamadas - com o objetivo da uniformização de procedimentos com vista a uma melhor resposta às necessidades do cidadão. Procurou-se diluir os picos regionais e colmatar défices momentâneos de disponibilidade local para atender e/ou regular uma chamada de emergência, passando os quatro CODU do INEM a funcionar numa lógica integrada. Assim, independentemente do local onde é feita a chamada de emergência, a mesma é atendida pelo Operador do INEM que está disponível, independentemente do CODU em que esteja. Como consequência, os tempos de atendimento das chamadas que o 112 encaminha para os CODU diminuíram para mais de metade, passando de 15 segundos para os atuais 7 segundos de tempo médio de atendimento.

Para o Kaizen Institute Portugal a atribuição deste prémio pretende enaltecer projetos nas áreas "Melhoria Contínua", "Qualidade", "Produtividade" e "Saúde" e visa distinguir "entidades nacionais, públicas e privadas, que se têm vindo a destacar pelas melhores práticas de melhoria contínua, enquanto fonte geradora de inovação e competitividade".

Saiba mais sobre o Prémio Kaizen Lean em http://pt.kaizen.com/premio-kaizen-lean-2011/programa.html.



Fonte: Facebook/INEM

CVP Amarante - Programa Nacional de Desfibrilhação Automática da CVP (PNDAE/CVP)

Foto Propriedade CVP Amarante
Relativamente ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática da CVP (PNDAE/CVP), a Delegação Local de Amarante desde 27 de Março de 2012, está certificada para a utilização de DAE por pessoal não médico, tendo neste momento nos seus Quadros 37 Técnicos Operacionais DAE, esperando para breve a certificação de mais 23 Técnicos a nivel interno.

A todos os envolvidos parabéns pelo sucesso na formação, sendo este mais um passo na qualidade de serviço prestado á população. 


Fonte: cvpamarante.blogspot.pt

quarta-feira, 18 de abril de 2012

As ambulâncias do INEM (I)

As ambulâncias de emergência destinam-se a prestar socorro a vítimas em que seja necessário atuar de imediato, quando há risco de vida.

• Ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) - têm como objetivo estabilizar as vítimas que necessitem de assistência durante o transporte para o hospital, sendo tripulada por Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE). Permite a aplicação de medidas de SBV.

• Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) - têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV). O equipamento das SIV permite a realização e transmissão de exames, assim como a administração de diversos fármacos, sendo tripulada por um enfermeiro e um TAE.



Fonte: record.xl.pt

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ambulância Fica Destruída

Um aparatoso acidente ontem à tarde destruiu a ambulância do INEM dos Bombeiros Aveiro-Velhos.

O acidente ocorreu cerca das 17h45 na estrada de São Bernardo, quando a ambulância, que seguia em marcha de urgência, efectuava várias ultrapassagens para prestar socorro a uma criança com problemas respiratórios. Apesar do aparato, não houve qualquer ferido a registar. "A nossa viatura seguia em marcha de urgência quando embateu num automóvel que não se terá apercebido disso e pretendia mudar de direcção", explicou ao CM Carlos Pires, comandante da corporação. No acidente estiveram envolvidos outros dois automóveis. 

A ambulância ficou com a frente completamente destruída. "A viatura ficou inoperacional", diz o comandante.


Fonte: BPS / Correio da Manhã 


Publicamos esta notícia porque pode acontecer a qualquer um de nós, que diáriamente anda em situação de urgência na estrada...

CVP Castelo Branco - Distribui gratuitamente pão a quem mais precisa

O projeto é novo e está a ser bem-sucedido. A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Castelo Branco está, há cerca de 4 meses, a distribuir pão diariamente e de forma gratuita.
A ação resulta de uma parceria entre a padaria Montalvão e o Banco Alimentar. A distribuição de pão é uma nova ação inserida no pograma Espaço Solidário.
São cada vez mais as pessoas que nos procuram com lágrimas nos olhos, afirmando que não têm dinheiro, que se encontram desempregadas ou que a reforma é pequena. É com a entrega do nosso pão que as “nossas” famílias andam de estômago menos vazio.
Quando estão desesperadas, ganham coragem e recorrem à nossa delegação onde encontram conforto, apoio e encorajamento. Muitas vezes não contam a ninguém a situação em que vivem, nem mesmo aos vizinhos, porque têm vergonha.
Lutamos, diariamente, para estarmos cada vez mais apetrechados de estratégias que recusem a exclusão, abandono e rejeição, acreditando que outro mundo mais solidário é possível para estas pessoas. 


Fonte: cvp-castelobranco.blogspot.pt